Mar de Palavras

– narrações de histórias com Penélope Martins e Joel Costa Mar –

oralidade, a palavra que se quer compreender

em 17 de setembro de 2013

A língua portuguesa é uma só, a ela respondem portugueses, brasileiros, angolanos, moçambicanos, cabo-verdianos…

Ao ler um livro editado em Portugal, o leitor brasileiro nota uma palavra escrita de forma diferente, como afecto, mas nada o impede de compreender tudo que ali está.

Muito diferente acontece na língua falada.

A oralidade revela quem somos e não se dobra às formalidades da boa gramática. A oralidade traz a alma, os olhos que mareiam, as mãos que gesticulam, as respirações arfantes ou tranquilizantes que deslizam no sabor da narrativa. A pronúncia revela nossas misturas culturais, o corpo todo se mistura na sinfonia do verbo como pontuando cada frase dita.

Contar histórias e compartilhar canções torna a língua mais próxima a todos. A escrita faz perceber diferenças entre os povos, mas a oralidade traduz essas diferenças.

É por isso que ‘ousamos’ contar e cantar histórias, para dialogar com as pessoas que reconhecem seus sentimentos e reforçam suas memórias afetivas a partir da mesma língua que nós.

Contar histórias é voltar ao tempo ancestral, ao redor do fogo que nos aquecia e nos protegia dos mistérios da noite escura. Contar histórias é dar corpo à palavra, é colocar a língua nativa a serviço da verdadeira comunicação.  Contar histórias é perceber que somos todos crianças balbuciando novos sons.

marcadores de livros – verso de Penélope Martins e ilustração de Joel Costa Mar – composição e fotografia de Monika Tognollo

marcadores de livros – verso de Penélope Martins e ilustração de Joel Costa Mar – composição e fotografia de Monika Tognollo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: