Mar de Palavras

– narrações de histórias com Penélope Martins e Joel Costa Mar –

Tem mais gente falando sobre o Mar de Palavras

em 5 de setembro de 2013

Hoje estamos na sessão Cultura do Jornal Mundo Lusíada.

Reproduzimos a matéria aqui.

Contadores de história de SP apresentam em Portugal literatura brasileira e portuguesa

Por  | 5 setembro, 2013 as 10:35 am 

Mundo Lusíada

IMG_9833Foto: Monika Tognollo

Um projeto literário, chamado Mar de Palavras, relata histórias para crianças baseado em contos do Brasil e Portugal. Já foram recebidos pelas crianças em São Paulo, e agora partem para Portugal, para contar suas histórias além-mar.

Idealizado pela escritora Penélope Martins, a iniciativa desenvolve ações artísticas literárias em diálogos com a cultura portuguesa. O projeto de contação de histórias também é enriquecido com músicas, tanto cantigas tradicionais portuguesas e brasileiras, quanto canções autorais de Penélope Martins e Joel CostaMar.

O MAR DE PALAVRAS pretende valorizar a língua portuguesa através da expressão artística literária por intermédio de histórias em que o uso das palavras dá sentido à vida dos personagens. Tendo como base uma rica literatura de Portugal e do Brasil, ele dá especial atenção para a produção da autora portuguesa Alice Vieira, que completa 70 anos neste ano e sempre manteve diálogo com a produção literária brasileira.

Fazem parte do projeto duas histórias: a já consagrada A Arca do Tesouro, da portuguesa Alice Vieira; e Violeta Dengosa, ainda inédita, de autoria da brasileira Penélope Martins.

Contando “A Arca do Tesouro”, o grupo já se apresentou no Sesc Santo André, Sesc Santos e Teatro Ayrton Senna, em Ribeirão Pires (neste com apoio da Secretaria de Cultura do Município), e contou com bastante receptividade e interação do público.

Em Portugal

O Projeto tem agora agenda programada para Portugal, no Museu da Guarda, dias 28 e 29 de Novembro de 2013; e Escola Superior de Educadores da Infância Maria Ulrich, dias 3 e 4 de Dezembro de 2013. As apresentações vão ocorrer nos mesmos moldes das realizadas no Brasil.

“Desenvolvemos um intercâmbio de autores e convocamos autores infantis brasileiros a doarem, com dedicatória, um livro às crianças portuguesas. Os livros que recebermos serão doados à biblioteca da Escola Básica Alice Vieira, em Lisboa. De outra parte, Alice Vieira também está reunindo livros de autores portugueses, que traremos na volta ao Brasil e enviaremos à EMEF Desembargador Amorim Lima, de São Paulo” relata uma das organizadoras Monika Tognollo.

Antes das apresentações em Portugal, o público de São Paulo pode assistir mais uma vez o Mar de Palavras dia 05 de outubro, na Fábrica de Cultura – Unidade Capão Redondo, dia 18 de outubro na Fábrica de Cultura – Jaçanã, e dia 26 na Fábrica de Cultura – Unidade Jardim São Luís.

Mais informações sobre o mar de Palavras estão no blog:https://projetomardepalavras.wordpress.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: